segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Crítica do Preterismo Completo



   Os termos “Preterismo Completo”, “Preterismo Consistente”, “Hiperpreterismo”, “Preterismo Radical” e “Doutrina de Himeneu” têm sido usados com variados graus de conotações positivas ou negativas para definir o mesmo sistema de pensamento. Uma definição simplista de um preterista completo é uma pessoa que crê que todas as profecias da Escritura foram cumpridas. O Preterismo Completo tem pelo menos as seguintes características:

1. Uma crença que a Segunda Vinda de Cristo já ocorreu e nenhuma aparição futura é esperada;

2. Uma crença que a ressurreição já aconteceu e que, portanto, não haverá nenhuma ressurreição futura de nossos presentes corpos mortais;

3. Uma crença que o julgamento final de todos os homens já aconteceu (em 70 d.C.), já ocorreu o momento da separação dos bodes e ovelhas (Mt 25) e que não haverá nenhum julgamento futuro de toda a humanidade.

...O Preterismo Completo é verdadeiramente um sistema de escatologia único com uma abordagem hermenêutica única para muitas passagens. Os preteristas completos não devem ser confundidos com aqueles que ensinam uma interpretação preterista (cumprida no passado) de algumas passagens.

...Todos os teólogos têm uma interpretação preterista de muitas passagens proféticas (primariamente aquelas relacionadas à primeira vinda de Cristo, mas também àquelas passagens profetizando o julgamento de Cristo em 70 d.C.).

Em contraste com a ortodoxia, o Preterismo Completo ensina que todas as profecias já se cumpriram. Esse artigo não é uma exposição do sistema, mas uma elucidação de alguns dos seus principais ensinos heréticos.

Público alvo?

...Este e-book destina-se para aqueles que com poucas palavras precisam de uma refutação eficaz contra a heresia chamada preterismo completo. É recomendável para inciantes no assunto.

Faça download gratuito deste e-book. 
Acesse agora mesmo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário